A Kongsberg Defence & Aerospace (“KONGSBERG“), juntamente com seus parceiros alemães Diehl Defence e MBDA Deutschland, se uniram para garantir o desenvolvimento bem-sucedido do futuro míssil de ataque supersônico norueguês e alemão conhecido como 3SM Tyrfing.
O governo norueguês anunciou esta iniciativa em novembro de 2023 e a equipa da indústria essencial para o sucesso deste projeto já entrou no seu acordo de parceria.
Esta parceria, liderada pela KONGSBERG, combina os pontos fortes dessas empresas e reúne décadas de experiência no desenvolvimento de mísseis para criar este míssil de ataque supersônico altamente avançado, de longa distância e manobrável para os clientes noruegueses e alemães, bem como para os clientes aliados no futuro.
A equipe trabalhará em estreita colaboração com as Forças de Defesa Norueguesas e Alemãs, bem como suas organizações nacionais de pesquisa, para definir e desenvolver a capacidade de ataque de longo alcance mais avançada do mundo, projetada para enfrentar futuras ameaças de superfície.
“Estou muito impressionado com a profundidade e as capacidades desta equipe. Estou ansioso para cooperar com a Diehl Defence e a MBDA Deutschland e combinar o conhecimento e a experiência de nossas equipes para desenvolver o 3SM para ambas as nações”, disse Eirik Lie, presidente da Kongsberg Defence and Aerospace.
Thomas Gottschild, Diretor Executivo da MBDA Deutschland, disse: “Como vimos nos últimos 2 anos, as armas de impasse são cruciais para dissuasão e defesa confiáveis. A união de forças entre nossas empresas fortalecerá as forças armadas norueguesas, alemãs e europeias, melhorando a defesa de nossas nações de origem.”
“Estamos orgulhosos de ter estabelecido uma equipe dos melhores especialistas de nossas empresas, que se complementam, confiam uns nos outros e contribuem com seus conhecimentos e habilidades individuais. Juntos, desenvolveremos um divisor de águas com o 3SM que nenhum de nós poderia desenvolver sozinho”, disse Helmut Rauch, CEO da Diehl Defense.
Tecnologia dominada por Rússia e China
A Rússia conta com os mísseis hipersônicos Avangard, Zircon e Kinzhal, a China anunciou ter um lançado um planador hipersônico do míssil DF-17.
O Zircon alcançou nove vezes a velocidade do som (11 mil km/h) em testes, foi concebido como um míssil antinavio e também pode acertar alvos em terra.
O Kinzhal que segundo a Rússia seria quase impossível de ser captado por radar devido às suas características de voo, com alta velocidade e baixa altitude — sendo capaz de alcançar uma velocidade de até 12.350 km/h, com alcance de 2.000 km.
Outro tipo de míssil hipersônico, o Avangard foi equipado com uma ogiva planadora. Segundo a propaganda russa, ele seria capaz de furar o escudo antimísseis dos Estados Unidos.
Já do lado da China, um míssil hipersônico com capacidade nuclear, o DF-17, teria sido colocado em órbita durante um teste espacial em agosto de 2021.
Fonte e foto: Kongsberg Defence & Aerospace